Archives

Tags

  • Home
  • Natureza
  • Ao fotografar um pássaro, descobri o cortejo do Imperador

Ao fotografar um pássaro, descobri o cortejo do Imperador

Hoje, estava organizando os meus pinceis e me lembrei da loja especializada, localizada em Shanghai, no bairro antigo: centenas e centenas de materiais, tintas e carimbos ao alcance das mãos. Também recordei como momentos especiais me ajudaram a achar o que precisava ao longo daquela jornada. Na época, escrevi no meu diário:

As gratas surpresas sempre acontecem nas minhas pesquisas e de forma mágica. Estudar a arquitetura imperial chinesa com todos os seus ricos detalhes e cores é sempre prazeroso, porém é um grande festival de informações e nem sempre você encontra o que procura com facilidade. Foi assim com o “cortejo do Imperador”, um conjunto de telhas modeladas representando toda hierarquia do Imperador no seu caminho ao Templo do Céu. 

O Templo do Céu é uma estrutura templária monumental formada por grandes construções, templos, parques e terraços de contemplação. No Templo do Céu, há uma representação simbolizando a terra (quadrado) e o céu (círculo). O conjunto arquitetônico é uma demonstração do conhecimento da geometria aplicada às grandes obras. 

Sempre estudei os aspectos simbólicos e a relação com os elementos arquitetônicos, mas não encontrava o famoso cortejo. Num dos momentos de descanso, me divertia vendo um passarinho fazendo voos e piruetas em volta do telhado do grande pórtico. Resolvi fotografá-lo… e de repente, surge o cortejo do imperador… com todos os detalhes…
Ao tirar a foto, o passarinho fez pose…

Naquela viagem, pude contar com pequenos mensageiros da celestialidade que me ajudavam e muitas vezes mostravam os caminhos de cada etapa. Coincidências? Creio que seja uma fina sintonia…

Fotos: @marcia.holland